Captura de Tela 2014-07-11 às 11.14.40

O Brasil é um país de muitas superstições e não faltam crenças relacionadas às plantas. O cultivo de algumas espécies traz sorte, prosperidade e felicidade; de outras espantam o “mau-olhado” e a inveja, e há também as que garantem proteção e até fortuna. Verdade ou mentira, o fato é que estas plantas vêm ganhando espaço na ambientação de festas sociais e corporativas e se consolidam cada vez mais como opção para presentear pessoas queridas. Muitos produtores já apostam no aumento do cultivo dessas variedades para atender esse crescente nicho de mercado.

Por tudo isso, variedades como luck baboo (bambu da sorte), espada-de-São-Jorge, arruda, alecrim, comigo-ninguém-pode, pimenteiras, trevo-de-quatro-folhas, árvore da felicidade etc, ganham evidência durante o Enflor e Garden Fair, que acontecem em Holambra, de 20 a 22 de julho, ocasião em que serão apresentadas como maneiras de reinventar decorações de ambientes internos e externos.

Como muitas pessoas passam a cultivar essas plantas a fim de neutralizar adversidades, evitar energias negativas, harmonizar o lar, é comum encontrar  espada-de-São-Jorge, guiné e comigo-ninguém-pode em portas e soleiras das casas para proteger os moradores e, em estabelecimentos comerciais, para garantir bons negócios. Por ter folhas pontiagudas, muitos acreditam que a espada–de-São-Jorge é capaz de cortar o mal e afastar a inveja. Três hastes do bambu da sorte, segundo a tradição chinesa, atraem paz, saúde e prosperidade. Pequeno galho da arruda em uma das orelhas espanta os maus-espíritos. Em vaso, num um canto da casa, a arruda afasta o mau-olhado e garante proteção.

Uma tendência confirmada por paisagistas é o aumento pela procura destas plantas para compor a decoração de ambientes, em escritórios, residências, jardins e até em festas de casamento. A escolha destas plantas em projetos é uma aposta para atender os supersticiosos e garantir a satisfação do cliente.

Serviço: 23º Enflor e 11ª Garden Fair
Data: de 20 a 22 de Julho de 2014
Local: Pavilhão da Expoflora – Rua Maurício de Nassau, 675, Holambra (SP)
Horário: das 9 às 19 horas
Ingressos para o evento: R$ 30,00
(a compra do ingresso para o evento não da direito aos cursos, para mais informação clique em capacitação)

Informações adicionais: nos sites www.enflor.com.br e www.gardenfair.com.br ou pelo telefone (19) 3802-4196.