Mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais investe em capacitação e criatividade para manter ritmo de crescimento

Com ritmo de crescimento mantido em índices acima da média da economia nacional, o mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais movimentou em 2014 R$ 5,7 bilhões e a previsão para 2015 é fechar o ano com uma evolução entre 4 e 5%, apesar da crise. Para tanto, o setor varejista, com mais de 21 mil pontos de venda no país, se prepara para conferir todas as novidades em produtos, estilos, cores, texturas e tendências durante o 24º Encontro Nacional de Floristas, Atacadistas e Empresas de Acessórios (Enflor) e a 12ª Garden Fair – Feira de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo, eventos que acontecem de 12 a 14 de julho, no Pavilhão da Expoflora, em Holambra (SP). Realizados simultânea e paralelamente, Enflor & Garden Fair se complementam e fomentam sua expansão, por meio da capacitação e da profissionalização do setor de floriculturas, decoração, paisagismo e jardinagem.

A programação está repleta de novidades, de ambientes decorados para diversos tipos de festas, de palestras e de oficinas de capacitação. Enflor & Garden Fair têm também a Rua das Flores, uma exposição de ambientes de decoração, festas e eventos diversos para inspirar os participantes; a Festa no Jardim, um jardim que serve de cenário para ornamentar festas de casamento, de noivado, de aniversário e muitos outros eventos que podem ser realizados em espaço ambientado de forma criativa, integrando a natureza aos elementos que compõem a decoração; uma área de Venda de flores e plantas, com produtos a pronta entrega, onde os profissionais do ramo podem adquirir os produtos expostos no evento.

Enflor & Garden Fair contam ainda com uma ampla Feira de Negócios, na qual os participantes podem conferir tendências e conhecer o que há de mais moderno em flores e plantas ornamentais, embalagens, presentes, ferramentas, acessórios de arte floral em geral, gramas, mudas, sementes e forrações, jardineiras, móveis para jardins, pisos, pedras e seixos ornamentais, piscinas, vasos, luminárias, mangueiras, ferramentas, máquinas, sistemas de irrigação, defensivos, adubos e miniestufas.

O Enflor reunirá floristas, artistas florais, decoradores e varejistas de todo o País. Já a Garden Fair se destina a paisagistas, arquitetos, decoradores de áreas externas, empreendedores imobiliários e mantenedores de jardins e áreas verdes.

 

Capacitação

Entre as novidades da edição 2015, destaque para o Workshop Interativo “Estilo de Decorações para Eventos”, com aulas teóricas, práticas e participativas, ministradas pelo designer floral Orlandio Santos. Minimalista com forte expressão, Orlandio Santos é inovador em suas criações. Sempre contemporâneo e em constante atualização, procura promover e instaurar tendências a cada novo projeto, antecipando-se no mercado de decoração floral, em eventos sociais e corporativos.

Destaque também para a presença de Vic Meirelles, um dos mais respeitados e reconhecidos decoradores de ambientes para festa do Brasil, que vai discorrer sobre “Arte floral em eventos sociais e empresariais”. Experiência Vic tem de sobra. Já cuidou dos os arranjos da Embaixada do Brasil em Londres, de cenários para a TV, da festa do Príncipe Ranier, de Mônaco, do jantar no World Trade Center de Nova Iorque para Rainha Silvia, da Suécia, do casamento de Ronaldo Fenômeno com Daniela Cicarelli, no Castelo de Chantilly, na França.

“Embalagens decorativas para flores e presentes” é o tema do workshop da artista Mônica Ivanics. Como capacitação é palavra de ordem, tem ainda “Bastidores do que é uma montagem de eventos”, apresentado pelo decorador Marcelo Bacchin. Dono de um estilo marcante em decoração, Marcelo Bacchin cria ambientes exclusivos, contemporâneos e elegantes planejando todos os elementos com criatividade. E não seria por menos: há mais de 15 anos ele vive esta paixão que se fortalece a cada novo evento. Do prévio estudo da planta do local, lifestyle do cliente, horário, número de convidados, estação do ano, até o paisagismo e lembranças, o cenógrafo capta o perfil de cada cliente para criar um acontecimento personalizado com decoração magnífica e sob medida.

“Orçamento e planejamento de decorações”, com Paulo Yoshida e Rodrigo Carneiro e, também, “Inovação para o varejo de flores”, com o consultor de gestão, marketing e negócios, Augusto Aki.

Como a crise hídrica na região sudeste ainda é uma preocupação, a programação da Garden Fair incluiu o tema em sua grade de capacitação, com o Workshop “Interpretação inovadora de análises de solo para maior aproveitamento de água e fertilizantes em gramados e canteiros”, com Edwin H. A. Holman e Ane-Marie van Logchem Holman, da Dessa Consult.  “Bioclimatismo – vegetação para climatização das edificações: árvores, paredes e telhados verdes” é o tema do Workshop apresentado por Toni Backes aos profissionais de paisagismo e jardinagem.

Os cursos, palestras e oficinas estão a cargo da Flortec. Para inscrições e informações sobre condições especiais de pagamento, basta acessar o site www.flortec.com.br ou ligue (19) 3802-2234.

Serviço: 24º Enflor e 12ª Garden Fair

Data: de 12 a 14  de julho de 2015

Local: Pavilhão da Expoflora – Rua Maurício de Nassau, 675,  Holambra (SP)

Horário: das 9 às 19 horas

Ingressos: R$ 30,00

Informações adicionais: nos sites www.enflor.com.br e www.gardenfair.com.br  ou pelo telefone (19) 3802-4196.